SONO – Revigore-se diariamente!

 

sono

Não deixe de obter sua dose diária de saúde enquanto está dormindo, leia aqui:

Após um dia de muita atividade, que exige de nosso corpo e mente muita energia e disposição para realizá-las, nada como um boa noite de sono para descansar e renovar as energias para o dia seguinte.

Um boa noite de sono nos proporciona qualidade e vida, dormir bem ajuda a fortalecer a capacidade do organismo para combater infecções, a manter-se saudável, pois durante o sono o corpo produz proteínas extras que ajudam o sistema imune a ficar mais forte, principalmente em situação de estresse.

Quando não temos a oportunidade de descansar adequadamente, no dia seguinte temos mais facilidade para nos irritar, sentir cansaço, sono e por consequência o dia é produtivo, além dos impactos na saúde que podem ser desde alteração na pressão arterial, ansiedade e falhas na memória, dentre outros.

Há situações na vida que nos impedem de ter o descanso necessário e fogem ao nosso controle, mas nas demais, podemos melhorar as condições do ambiente e os nossos hábitos para dormir melhor passando por todas as etapas do sono, incluindo a do sono REM* que é a mais profunda e reparadora.

Vamos anotar algumas sugestões para melhorar o sono?

  • Ouvir música suave e/ou mentalizar imagens agradáveis;
  • Estabelecer um horário para dormir e acordar e providencie para que o ambiente esteja escuro e sem sons;
  • Evitar pensar em assuntos do trabalho ou questões para resolver duas horas antes de dormir e procure ir para a cama somente quando estiver com sono;
  • Evitar alimentos gordurosos e indigestos, assim como bebida alcoólica ou cafeína antes de dormir;
  • Evitar exercícios físicos intensos até três horas antes de dormir, de preferência a exercícios de relaxamento/alongamento;
  • Evitar o uso de celulares, computadores ou notebooks ou televisão na hora de ir dormir;
  • Tomar banho morno antes de deitar ajuda a relaxar.
  • Manter o celular distante e sem luz.

Se você tem insônia com frequência, as dicas irão ajudar ao longo dos próximos dias, tenha paciência e seja persistente na busca da qualidade do sono que resultará em uma vida com mais qualidade, mas se perceber que ainda tem muita dificuldade para dormir bem, procure um especialista.

  • REM etapa do sono profundo, onde sonhamos e revigoramos nossas energias.

Texto: Gestão de Saúde Grupo Géia.

08 de agosto – Dia nacional do combate ao colesterol

 

Combate ao Colesterol

Colesterol, tenha com moderação!

Data instituída pelo governo em 2003, trata sobre os efeitos do aumento do Colesterol no sangue, a importância do controle da doença (Dislipidemia) e a melhor forma de fazer o tratamento.

Os dados da Organização Nacional de Saúde, apontam para um índice crescente de pessoas com colesterol alto, em 2012, o levantamento demonstrava que haviam 40% dos brasileiros com este diagnóstico, sendo que 17 milhões morrem todo ano no mundo devido a doenças do coração. No Brasil, especificamente, morrem 300 mil pessoas em decorrência de infartos e derrames.

O crescimento da população mundial e da industrialização dos alimentos para atender as necessidades do mundo moderno, vão na contramão da qualidade necessária para impedir que as condições que levam a esta situação crítica na saúde, fiquem sobre controle.

O colesterol é considerado um tipo de gordura (lipídio) produzido pelo nosso organismo e desempenha funções como: produção de hormônio de vitamina D, portanto, é fundamental para nosso organismo, contudo, como tudo na vida, o excesso é prejudicial, pois aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Temos dois tipos essenciais de colesterol, o LDL considerado ruim pois se acumula nas paredes das artérias provocando entupimento e o HDL, considerado o colesterol bom, pois tem a função “detergente”, ou seja, retira o excesso de colesterol das artérias impedindo o entupimento e formação de placa de gordura.

É necessário rever hábitos alimentares e de rotina diária para mudar esta realidade:

Procure manter uma alimentação saudável rica em frutas, legumes, verduras, grãos e cereais e ingerir água e sucos naturais, alimentos integrais em geral como: aveia, arroz, farelo de trigo, cevada, salmão, atum, carnes magras.

Outro grupo de alimentos tão importante quanto, são: Legumes/Verduras: cenoura, quiabo, aipo, couve, mandioca, ervilha, escarola, Oleoginosas: Castanha, nozes e amêndoas, azeite de oliva, Frutas vermelhas como: morango, acerola, goiaba, mamão.

Busque inserir os alimentos saudáveis no seu dia a dia, diminua sensivelmente os alimentos gordurosos e industrializados.

Cuide-se, esta é uma doença silenciosa e de evolução contínua, o corpo recebe o que você ingere diariamente, se nossos hábitos alimentares não são saudáveis, com o tempo os efeitos negativos no organismo são percebidos, após esta etapa, resta-nos o tratamento com medicamentos contínuos para diminuir os impactos na saúde.

Diga não ao sedentarismo e pratique atividade física; se fumante, abandone o cigarro e sempre faça consultas preventivas periodicamente;

Texto: Gestão de Saúde do Grupo Géia.

Semana do Mundial de Aleitamento Materno

Mãe amamentando seu bebê

Este momento pertence somente a vocês!

Fique confortável, se alimente bem, relaxe, mantenha o ambiente tranquilo e curta um dos melhores momentos de sua vida: Leite saudável servido com amor e sintonia.

 SEMANA MUNDIAL DE ALEITAMENTO MATERNO: 01 a 08 de agosto 2017

 A sintonia com o bebê inicia desde o primeiro dia no útero, ao ser recebido neste mundo, por quem zelou por este desenvolvimento, com amor e alimento saudável, irá aos poucos conhecer o mundo através do tato, cheiro, do som, sabor, envolvido em momentos de tranquilidade, conforto e alegria, este acolhimento será à base de seu desenvolvimento saudável.

Amamentar é um ato de amor e sintonia, por ser um fato tão importante, ficou estabelecido que o mês de agosto seria chamado de “ Agosto Dourado”,  por simbolizar o incentivo a amamentação, a cor  dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

Estudos comprovam que a amamentação é capaz de salvar a vida de cerca de 13% das crianças menores de 5 anos, em todo o mundo.

O leite materno é um alimento completo, que contém todos os nutrientes e sais minerais que o bebê necessita até os seis meses de idade. Portanto, antes disso não é necessário acrescentar nenhum tipo de alimento, como chás, sucos, água ou outro tipo de leite ou fórmula e poderá ser oferecido mesmo após inserir alimentos sólidos.

Além do prazer você está cuidando da saúde do seu bebe e proporcionando a ele vários benefícios:

  • Fácil digestão;
  • Desenvolvimento da arcada dentária da fala e da respiração;
  • Desenvolvimento mental;
  • Ajuda no crescimento;
  • Previne infecções, anemias, obesidade infantil e intolerâncias;
  • Funciona como fonte de anticorpos;
  • Deixa a criança mais forte e saudável;

Este relacionamento é de troca, a mãe que amamenta também protege a sua saúde, ajuda o útero na recuperação de seu tamanho, evita formação de abscesso, reduz risco de câncer de mama, de ovário, doenças cardiovasculares e diabetes e na perda do peso adquirido no período de gravidez.

DICAS PARA UMA BOA ALIMENTAÇÃO NA AMAMENTAÇÃO.

Consuma abundantemente água, pois isso auxilia produção do leite. O suco de uva integral, e chá de erva doce contribuem muito também para esta função.

Além disso, melhorar a qualidade das gorduras na dieta é necessário, pois afeta diretamente a qualidade do leite. Priorizar o consumo de gorduras boas (monoinsaturadas, poli-insaturadas e Ômega 3), como por exemplo, Castanhas (avelã, amêndoas, caju, pistache); abacate; azeite extra virgem prensado a frio; amendoim e pasta de amendoim integral; nozes e sementes (gergelim, abóbora e girassol); as azeitonas, são de extrema importância, com isso a mamãe fornece as melhores fontes alimentares de gordura para o seu bebê.

Evitar sempre que possível, condimentos, alimentos industrializados (como linguiça, salsicha, sardinha) e frituras. E não consumir bebidas alcoólicas e fumo, pois essas substâncias são transmitidas ao bebê através do aleitamento e prejudicam seriamente sua saúde.

Mamãe, se você tem leite materno em grande quantidade e gostaria de ajudar outras mães (bebês) que não possuem leite materno saiba como fazer: http://rblh.fiocruz.br/pt-br/pagina-inicial-rede-blh

Texto: Gestão de Saúde do Grupo Géia.

28 de Julho – Dia mundial de luta contra as hepatites virais

O objetivo deste dia é divulgar a hepatite à comunidade global, para informar e conscientizar sobre esta doença.

A hepatite é uma doença inflamatória do fígado provocada frequentemente por uma infecção viral. Existem cinco tipos principais do vírus: A, B, C, D e E, que podem causar infecção e inflamação do fígado e levar a cirroses e ao cancro do fígado.

A hepatite B, C e D surge pelo contato com fluídos corporais infectados (por transfusão de sangue ou de relações sexuais desprotegidas, por exemplo) enquanto a A e E por ingestão de água ou de alimentos contaminados.

A doença tem prioridade na saúde mundial!

Você sabia que:

  • Cerca de 350 milhões de pessoas no mundo apresentam infecções crônicas por hepatite B e 170 milhões de hepatite C?
  • Uma em doze pessoas sofre de algum tipo de hepatite?
  • Esta doença causa a morte de cerca de 1,4 milhões de pessoas por ano?

O melhor meio para não contrair a doença em suas variadas classificações é a utilização de métodos preventivos e a vacinação (para os tipos A e B) conforme previsto no Programa Nacional de Imunização (Ministério da Saúde).

Saiba mais: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/62hepatite.html

Conjuntivite – Previna-se!

Conjuntivite

Um dos mais importantes meios de comunicação com o ambiente é a visão! Aproximadamente 80% das informações que recebemos são obtidas através dela!

Nossos olhos merecem atenção especial sempre! Realizar visitas regulares ao oftalmologista para verificação de alterações na visão, ou como forma de prevenção de doenças oculares mais graves, deve ser regular a cada seis meses ou um ano.

A conjuntivite é uma das doenças dos olhos mais comuns, é uma inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Normalmente, ataca os dois olhos, pode durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar sequelas.

Pode ser causada por reações alérgicas a poluentes ou substâncias irritantes (poluição, fumaça, cloro de piscinas, produtos de limpeza ou de maquiagem, etc.). A conjuntivite primaveril, ou febre do feno, geralmente causada por pólen espalhado no ar, é a mais comum.
Mas ela pode ser causada, também, por vírus e bactérias. Nestes casos, ela é contagiosa e pode ser transmitida pelo contato direto com as mãos, com a secreção ou com objetos contaminados.

O que posso sentir?

  • Olhos vermelhos e lacrimejantes;
  • Pálpebras inchadas;
  • Sensação de areia ou de ciscos nos olhos;
  • Secreção purulenta (conjuntivite bacteriana);
  • Secreção esbranquiçada (conjuntivite viral);
  • Coceira;
  • Dor ao olhar para a luz;
  • Visão borrada;
  • Pálpebras grudadas quando acordar.

E como posso prevenir?

  • Evitando aglomerações ou frequentar piscinas de academias ou clubes;
  • Lavando com frequência o rosto e as mãos, uma vez que estes são veículos importantes para a transmissão de micro-organismos patogênicos;
  • Não coçar os olhos;
  • Usando toalhas de papel para enxugar o rosto e as mãos em locais públicos;
  • Não compartilhar o uso de esponjas, rímel, delineadores ou de qualquer outro produto de beleza;
  • Hidratar os olhos, com SF 0,9%, caso apresente ressecamento;
  • Não se automedicar, este ato pode mascarar ou potencializar os sintomas!

Fique de olho na saúde de seus olhos!

Glúten

Bread group

 

Fala-se muito sobre conter ou não glúten nos alimentos, ingerir ou não ingerir glúten? Mas o que é glúten? O que ele causa de mal na vida das pessoas?

Glúten é um conjunto de duas proteínas (gliadina e glutenina) encontradas na farinha de trigo, na cevada, na aveia, no centeio, e servem para dar “liga” aos seus derivados, por exemplo: massas, pizzas, bolos, pães biscoitos, cervejas, uísque, vodka e alguns doces.

Infelizmente algumas pessoas são intolerantes a essas proteínas e acabam desenvolvendo a Doença Celíaca.

A Doença Celíaca pode ser diagnosticada por meio de exames de sangue solicitado pelo médico. Normalmente se manifesta em crianças após um ano de idade, quando começam a ingerir alguns alimentos que contenham glúten ou seus derivados. Ou pode se manifestar na fase adulta, em homens ou mulheres.

O diagnóstico nem sempre é imediato, pois os sintomas podem ser associados ou confundidos aos sintomas de outras doenças.

Conheçam alguns sintomas da Doença Celíaca!

Diarréia com perda de gordura nas fezes; Perda de peso; Inchaço nas pernas; Anemias; Alterações na pele, Unhas fracas; Quedas de pelos; Diminuição da fertilidade; Alterações no ciclo menstrual; Sinais de desnutrição.

Mas por que isso acontece?

Tudo isso ocorre porque a intolerância ao glúten causa irritação/atrofia na mucosa intestinal e os nutrientes, sais minerais e água dos alimentos não são absorvidos adequadamente.

A única forma de tratamento é retirar o glúten do consumo diário das pessoas que são intolerantes ao glúten, após o diagnóstico médico.

O que é importante saber!

Em 2003 foi instituída a lei federal n° 10.674, 16/05/2003, onde diz que é obrigatório que todos os alimentos industrializados informem em seus rótulos a presença ou não de glúten para resguardar o direito à saúde dos portadores de Doença Celíaca.

Dica!

Farinhas que não contém glúten:

Amido de milho, farinha de arroz branco ou integral, farinha de amaranto, farinha de quinoa, farinha de amêndoas, farinha de araruta, farinha de banana verde, farinha de grão de bico, farinha de milho amarela ou branca, polvilho azedo, polvilho doce ou fécula de mandioca, farinha de tapioca, farinha de coco,

OBS: a farinha de arroz branco é que mais bem substitui a farinha de trigo nas receitas caseiras!

 

Evite fazer restrições alimentares sem a indicação de um profissional de saúde!

Fonte: www.bvsms.saude.gov.br

Dia 14 de Junho! Dia Mundial do Doador de Sangue

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O objetivo da data é homenagear quem já doa sangue e incentivar de forma consciente que ainda não doou.

Vale lembrar que a data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2014, escolhida em homenagem ao dia de nascimento de Karl Landsteiner (14/06/1968), imunologista austríaco que descobriu o fator RH e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.

O sangue é um composto de células que tem a função de levar oxigênio a cada parte do nosso corpo (as hemácias), defender nosso organismo contra infecções (os leucócitos) e participar na coagulação (as plaquetas). Não existe nada que o substitua!

Por estes motivos ele é muito importante!

Pessoas recebem sangue em casos de anemia grave, acidentes e cirurgias de grande porte! Imagine você! Poder ajudar na recuperação da vida dessas pessoas!

Quando você doa sangue você pode ajudar a salvar a vida de até quatro pessoas!

 

Recomendações para o dia da Doação

 

– Não estar em jejum;

– Faça repouso mínimo de seis horas na noite a anterior

– Não tome bebida alcóolica nas doze horas anteriores;

– Evite alimentos gordurosos nas três horas antes da doação;

– As pessoas que exercem profissões como: pilotar avião ou helicóptero, condutores de ônibus ou caminhões, sobem em andaimes e praticam pára-quedismo ou mergulho, devem interromper estas atividades por doze horas antes da doação.

 

Restrições para doar:

 

  • Pessoa que teve diagnóstico de hepatite após 10 anos de idade;
  • Pessoas com menos cinquenta quilos;
  • Mulheres grávidas ou que estejam amamentando (se parto a menos de doze meses)
  • Pessoas portadoras de AIDS, Hepatite, Sífilis, e Doença de Chagas
  • Usuários de drogas;
  • Aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido, sem uso de preservativo;
  • Resfriado: aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas;
  • Ingestão de bebida alcóolica nas 12 horas que antecedem a doação;
  • Tatuagem/ maquiagem definitiva nos últimos 12 meses;
  • Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins são estados onde há alta prevalência de malária. Que esteve nesses estados deve aguardar 12 meses.
  • Qualquer procedimento endoscópico: aguardar 6 meses.
  • Extração dentária ou tratamento de canal: aguardar 7 dias;
  • Cirurgia odontológica com anestesia geral: aguardar 4 semanas
  • Acupuntura: se realizada com material descartável: 24 horas. Se realizado com laser ou sementes: apto. Se realizado com material sem condições de avaliação: 12 meses;
  • Vacina contra gripe: 24 horas;
  • Herpes labial ou genital: até o desaparecimento total da lesão
  • Herpes Zoster: apto após 6 meses da cura (Varicella Zoster)
  • Febre Amarela: quem tomou vacina deve aguardar 4 semanas. Quem contraiu a doença aguardar 6 meses após recuperação total. Quem esteve em região de surto da doença aguardar 30 dias após o retorno.

 

Quem pode doar:

Quem está em boas condições de saúde;

Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos

Pesar no mínimo 50 quilos;

Estar descansado (ter dormido 6 horas na noite anterior);

Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa 4 horas antes da doação);

Apresentar documento original com foto íntegro e legível (carteira de identidade, cartão de profissional liberal, carteira de trabalho, previdência social)

Vamos exercer juntos este ato de solidariedade!!!

Onde você pode doar:

Fundação Pró-Sangue:

Informações pelo telefone: 0800 55 0300

http://www.prosangue.sp.gov.br/artigos/institucional

 

Posto Clínicas

Av: Dr. Enéas de Carvalho de Aguiar, 155 – 1º andar – Cerqueira Cézar – São Paulo

 

Posto Dante Pazzanese

Av: Dr. Dante Pazzanese, 500 – Ibirapuera – São Paulo

 

Posto Regional Osasco

R: Ari Barros, 335 – Presidente Altino – Osasco – SP

 

Posto Barueri

R: Ângela Mirella, 354 – Jd. Barueri – Barueri – SP

 

Posto Mandaqui

R: Voluntários da Pátria, 4227- Mandaqui – São Paulo

 

Fonte: saude.gov.br

05 de junho | Dia Mundial do Meio Ambiente

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Cuidar do Meio Ambiente está diretamente ligado com cuidar da nossa saúde! É através dele que extraímos nosso alimento, nossa água e até o ar que respiramos! Vamos cuidar bem daquilo que nosso!

Meio Ambiente é um conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural, e incluem toda a vegetação, animais, microorganismos, solo, rochas, atmosfera e fenômenos naturais que podem ocorrer em seus limites. Meio ambiente também compreende recursos e fenômenos físicos como ar, água e clima, assim como energia, radiação, descarga elétrica, e magnetismo.

A preservação do ambiente em que vivemos e fazemos parte, depende somente da nossa educação e conscientização! Fazendo cada um a sua parte! Com atos simples que se praticados diariamente podemos minimizar muitos danos! Comece de alguma forma!

  • Economizando água e energia elétrica!
  • Separando o lixo orgânico do lixo reciclável!
  • Preferindo sacolas sustentáveis as de plástico!
  • Utilizando copos e/ou xícaras de vidro e/ou porcelana do que os de plástico!
  • Não descartando qualquer tipo de lixo em via, rio, mar ou solo!

Vejam como é possível!

  • Este dispositivo para descarte de medicamentos vencidos você pode encontrar em drogarias, hipermercados ou unidades básicas de saúde.

  • Normalmente você encontra este coletor de pilhas e baterias no próprio local onde comprou o produto!

  • Hoje não é nada difícil de encontrar este tipo de lixeiras espalhadas pela cidade não é mesmo?

01 de maio – Dia do Trabalho

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Trabalho é um conjunto de atividades realizadas, é o esforço feito por indivíduos, com o objetivo de atingir uma meta. O trabalho também pode ser abordado de diversas maneiras e com enfoque em várias áreas, como na economia, na física, na filosofia, a evolução do trabalho na história, etc. O dia internacional do trabalhador é celebrado no dia 1 de Maio.

O trabalho também possibilita ao homem concretizar seus sonhos, atingir suas metas e objetivos de vida, além de ser uma forma de expressão. É o trabalho que faz com que o indivíduo demonstre ações, iniciativas, desenvolva habilidades, atualize, amplie seus conhecimentos através de sua formação. O trabalho faz com que o homem aprenda a conviver com outras pessoas, com as diferenças, a não ser egoísta e pensar na empresa, não apenas em si, é um aprendizado e uma evolução continua.

A diferença entre o trabalho e o emprego, é que o trabalho é uma tarefa que não necessariamente confere ao trabalhador uma recompensa financeira. O emprego é um cargo de um indivíduo em uma empresa ou instituição, onde o seu trabalho (físico o mental) é devidamente remunerado.

Este conceito vem mudando e adequando com o passar do tempo, haja visto que a etimologia da palavra que tem sua origem, segundo dicionário etimológico:

A palavra trabalho vem do latim tripalium, termo formado pela junção dos elementos tri, que significa “três”, e palum, que quer dizer “madeira”.

Tripalium era o nome de um instrumento de tortura constituído de três estacas de madeira bastante afiadas e que era comum em tempos remotos na região europeia.

Desse modo, originalmente, “trabalhar” significava “ser torturado”.

No sentido original, os escravos e os pobres que não podiam pagar os impostos eram os que sofriam as torturas no tripalium. Assim, quem “trabalhava”, naquele tempo, eram as pessoas destituídas de posses.

A ideia de trabalhar como ser torturado passou a dar entendimento não só ao fato de tortura em si, mas também, por extensão, às atividades físicas produtivas realizadas pelos trabalhadores em geral: camponeses, artesãos, agricultores, pedreiros etc.

A partir do latim, o termo passou para o francês travailler, que significa “sentir dor” ou “sofrer”. Com o passar do tempo, o sentido da palavra passou a significar “fazer uma atividade exaustiva” ou “fazer uma atividade difícil, dura”.

Só no século XIV começou a ter o sentido genérico que hoje lhe atribuímos, qual seja, o de “aplicação das forças e faculdades (talentos, habilidades) humanas para alcançar um determinado fim”.

Com a especialização das atividades humanas, imposta pela evolução cultural (especialmente a Revolução Industrial) da humanidade, a palavra trabalho tem hoje uma série de diferentes significados, de tal modo que o verbete, no Dicionário do “Aurélio”, lhe dedica vinte acepções básicas e diversas expressões idiomáticas.

Além do conhecimento nas atividades que se pratica, se faz necessário inserir na rotina hábitos saudáveis para tornar as atividades mais agradáveis e com melhor resultado, segue algumas dicas:

1- Procure ter bons pensamentos e sorria sempre que possível.

2- Faça uma alimentação nutritiva e saudável, se possível a cada três horas.

3- Beba no mínimo dois litros de água por dia.

4- Mantenha uma postura correta: suas coxas devem estar paralelas ao chão e os pés apoiados. Mantenha a coluna ereta, de preferência apoiada no encosto, que deve ser ajustado de acordo com sua necessidade. A tela do computador deve estar na altura dos olhos, evitando, assim, sobrecarregar o pescoço e a coluna. Se o seu trabalho demanda que permaneça muitas horas em pé, não se esqueça de se movimentar, para não sobrecarregar sempre a mesma região.

5- Foco! Defina melhor suas prioridades e organize seu tempo para não deixar nenhuma atividade cair no campo da urgência, pois isso pode causar ansiedade e prejudicar seu bem-estar no trabalho.

6- Relaxe! Faça alongamentos ao longo do dia! Pernas, braços, mãos, região cervical.

7- Se você trabalha olhando muito para a tela do computador, lembre-se de descansar a visão a cada uma hora, fechando os olhos, olhando para o horizonte e hidratando-os.

8- Seja gentil! Cultive um bom relacionamento com seus colegas. Cumprimente a todos ao chegar ou sair, agradeça os favores que receber, ajude o outro sempre que puder. Não se envolva em intrigas ou fofocas, elogie com sinceridade.

9- Se você trabalha em um ambiente competitivo, não veja o seu colega como um inimigo: lembre-se que todos estão no mesmo time, e uma equipe em harmonia alcança mais facilmente seus objetivos.

10- Evite levar os problemas ou assuntos de casa para o trabalho e vice-versa.

Encontre um trabalho que você goste! E se este que você está neste momento, não é exatamente o que você almejou, desenvolva-o com responsabilidade! Este ato fará com que você encontre e encare melhor novos objetivos!

Fontes:
https://www.significados.com.br/trabalho/
http://www.levepravida.com.br/bem-estar/10-dicas-bem-estar-no-trabalho
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_trabalhador_vida_promocao_saude.pdf