Os Benefícios da Água

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A água é fundamental para o bom funcionamento do organismo, para o transporte de nutrientes, para a regulação da temperatura corporal, entre outras funções. Mais de 60% do corpo de um ser humano adulto é composto de água.

Quem nunca ouviu dizer que precisamos tomar pelo menos 2 litros de água por dia para que o organismo funcione bem? Mas será que essa é a quantidade adequada para todos os indivíduos? Como saber quanta água devemos ingerir por dia?

Na verdade, a quantidade de água a ser ingerida depende de uma série de fatores que vão desde a quantidade de exercício realizada até a temperatura do ambiente em que estamos.

A seguir, veja alguns fatores que influenciam e determinam a quantidade de água que devemos beber diariamente:

** Nível de atividade física: Quem corre todos os dias necessita de mais água do que alguém que faz caminhadas três vezes por semana. Portanto, quanto mais intensa a atividade física realizada, maior a quantidade de água necessária. Também é importante tomar água durante e depois das atividades físicas.

** Clima: Quem mora em cidades quentes, precisa de mais água do que quem mora em locais mais frios. Também precisamos de mais água no verão, quando suamos mais e, portanto, perdemos mais água, do que no inverno.

** Metabolismo: Quem tem um metabolismo mais acelerado necessita de mais água do quem tem o metabolismo mais lento.

** Peso: Uma pessoa de 100 kg precisa de mais água do uma que pesa 50 kg. Quanto maior o peso, maior a necessidade de água.

** Dieta: Se você ingere muito sal, vai precisar de mais água do quem come mais frutas e verduras, que são ricas em água.

** Estado geral: Algumas condições físicas interferem na necessidade de água. Se você tiver febre, por exemplo, deverá aumentar a ingestão de líquidos. A mesma dica vale para quem apresentar episódios de diarreia ou vômitos. Para repor o líquido perdido, opte por caldos e sopas em vez de líquidos açucarados. Algumas doenças, como insuficiência renal, por exemplo, exigem limitação da quantidade de água ingerida.

** Consumo de álcool: Se for ingerir álcool, procure alternar a bebida alcóolica com água. A dica é tomar um copo de água depois de cada drink, já que o álcool ajuda a desidratar o organismo.

** Micção: sempre observe a frequência com que você urina e a cor da sua urina. O ideal é que ela seja amarelo-clara e várias vezes ao dia.

Nos dias de atmosfera quente e/ou seca, tome bastante água! A mucosa ocular e nasal, tendem a ficar ressecadas também! Utilize soro fisiológico para destilar nos olhos e nariz, hidratando-os!!!

Procure o setor de saúde do Grupo Geia!

A saúde começa pela boca!

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Quem já não ouviu esta frase? Realmente tudo que você come, tudo que você bebe influi negativamente ou positivamente em sua saúde!

No caso da Saúde bucal também, pois ao adotarmos uma alimentação saudável, também realizamos a prevenção de danos à saúde bucal, assim como a escovação dos dentes e língua no mínimo de três vezes no dia e a utilização do fio dental.

A falta de cuidados com a boca e dentes podem acarretar em muitas doenças! Veja algumas delas:

  • Endocardite Bacteriana: infecção grave das válvulas cardíacas ou das superfícies do coração. A bactéria causadora desta doença, pode ser proveniente de falta de cuidados com a higiene oral, como por exemplo não escovar os dentes.
  • Gengivite: Infecção na gengiva causada por bactérias e é o estágio inicial da doença periodontal.
  • Cárie: doença infectocontagiosa, ou seja, transmissível. Surge a partir de resíduos alimentares que ficam nos dentes no qual se juntam a algumas bactérias presentes na cavidade oral e com o tempo forma-se uma placa bacteriana, e daí a produção de ácidos que podem destruir as estruturas dentais.
  • Câncer bucal: tumor que pode afetar todas as estruturas horais.
  • Mau hálito: ocorre pela inadequada higiene bucal, ingestão de determinados alimentos, como molho picante, tabaco, falta de hidratação, doenças do estômago, fígado e rins.

Os cuidados que você pode tomar

  • Evitar o consumo exagerado de açúcares;
  • Ingerir no mínimo dois litros de água diariamente;
  • Escovar os dentes três vezes ao dia ou mais. De todas as vezes, duas precisam ser com creme dental com flúor;
  • Passar o fio dental levemente entre os dentes, após cada escovação;
  • Utilizar enxaguatório bucal (sem álcool);
  • Consultar odontologista de forma regular.

Dia 25 de outubro é o dia Nacional da Saúde Bucal!!! Dissemine boas informações! Conte a um amigo ou parente!

Dia 20 de outubro comemoramos o dia Mundial e Nacional da Osteoporose!

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Você sabe o que é osteoporose? Você já ouviu dizer que esta doença acomete somente mulheres?

A osteoporose é uma doença metabólica, e se caracteriza pela diminuição progressiva da massa óssea, levando também a diminuição da resistência óssea, sendo uma das principais causas de fraturas em idosos.

E não é uma doença que acomete somente mulheres, de acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), estima-se que o risco de sofrer fratura osteoporótica é de 27% em homens com 50 anos ou mais, enquanto o risco de ter câncer de próstata é de 11,3%.

Engana-se também, quem presume que quem tem a doença não deve praticar atividade física, ou que o fato de não tomar leite (por não gostar) vai fazer com que a doença se agrave.

Anote!

Caminhar, andar de bicicleta, nadar e exercícios de fortalecimento, são fundamentais para manter o tônus muscular. Manter uma alimentação adequada desde a infância, passando pela adolescência até a idade adulta é muito importante. Não somente o consumo do leite, mas também os seus derivados como queijos e iogurte são essenciais. Assim como evitar o tabagismo e a ingestão excessiva de bebida alcóolica são alguns dos fatores importantes para a qualidade do osso formado ao longo da vida, o que contribui para diminuir o risco de osteoporose na vida adulta e velhice.

Fonte: Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia