1º de outubro – Dia nacional do idoso

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Neste dia 1º de outubro é comemorado o dia do idoso, querendo salientar o quão importante são, e a bagagem de coisas boas e positivas que trazem.

Eternas figuras humanas que queremos homenagear contemplando com carinho seus cabelos brancos, o profundo olhar, as rugas na fronte da face, sinais da experiência e memória de tantos anos vividos. Queremos aplaudi-los com muita emoção e ternura.

Tratá-los com amor e respeito é essencial, conhecendo suas limitações e até mesmo suas vontades. O papel de um idoso na família vai muito além dos mimos dados, e é o suporte afetivo e financeiro, estão ao lado ou se não a frente da educação dos seus filhos e netos, com sua sabedoria, experiência e com toda certeza, um sentimento maravilhoso de estar vivendo os frutos do seu fruto.

Cada marca em seu rosto representa a experiência de vida que os idosos têm para nos oferecer. Lágrimas e sorrisos traduzem seus melhores feitos! Que seus exemplos de vida nos tornem pessoas mais sensíveis, carinhosas e felizes.

Muita gratidão e carinho a todos os idosos do mundo!

11 de outubro – Dia nacional de prevenção da obesidade

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A obesidade é uma das doenças mais comuns entre as pessoas e no mundo, tudo isso se dá por uma má alimentação, falta de exercício físico ou até mesmo uma patologia que pode desencadear o ganho de peso. Hoje a obesidade virou um problema de saúde pública no Brasil, que acomete pelo menos 40% da população e que diante disso, aumentam os riscos de outras doenças como: hipertensão, diabetes, dislipidemias (colesterol alterado) entre outras.
A prevenção contra a obesidade tem que começar desde criança e ser levada para a vida adulta, para conseguir manter uma vida saudável e sem o excesso de peso, podemos realizar algumas adequações, como:

  • Mudar o estilo de vida sedentário;
  • Manter uma dieta com frutas e vegetais;
  • Evitar frituras e açúcares;
  • Ter uma vida ativa fisicamente.

Para sabermos o índice de massa corporal adequado, temos um cálculo especifico que é: altura ao quadrado pegando o resultado e dividindo pelo peso, assim obtendo o resultado.

Tabela de IMC

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Diante do assunto obesidade, que acomete a população de todas as faixas etárias, atualmente muitas crianças estão enfrentando este problema desde cedo, e alguns fatores que podem influenciar são:

  • Dieta desequilibrada, rica em fast foods, alimentos industrializados e congelados, refrigerantes, doces e frituras;
  • Sedentarismo, uma vez que a atividade física ajuda a queimar as calorias ingeridas;
  • Histórico familiar de obesidade, uma vez que a doença tem influência genética e os maus hábitos alimentares podem ser ensinados de pai para filho;
  • Fatores psicológicos, como estresse ou tédio, podem fazer as crianças comerem mais do que o normal.

FIQUEM ATENTOS!

16 de outubro – Dia mundial da alimentação

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Alimentação Saudável

Dia 16 de outubro, ficou marcado como o dia Mundial da Alimentação. Sabemos o quão é prazeroso comer, porém não podemos esquecer os malefícios que uma alimentação inadequada pode desencadear em nossa vida.

Com uma alimentação balanceada e em horários corretos, temos uma melhor disposição e um funcionamento melhor do metabolismo.

Uma alimentação errada, pode provocar implicações mais serias sobre nossa saúde, trazendo o acumulo de tecido adiposo (gordura) e desencadeando algumas doenças como: gastrite, colesterol elevado, hipertensão, diabetes, etc. Temos alguns alimentos que as pessoas mais consomem e que são os vilões para o nosso corpo, quando consumido de forma exagerada e com grande frequência. Segue alguns deles:

  • Lasanhas e pizzas congeladas;
  • Embutidos (salsicha, linguiça, mortadela, presunto, salame, etc.);
  • Caldos e temperos industrializados;
  • Salgadinhos;
  • Fast food;
  • Manteigas e óleos;
  • Biscoitos recheados;
  • Pães;
  • Refrigerante entre outros.

Os carboidratos e gorduras saturadas são as maiores causas de obesidade e outras patologias crônicas. Quando adquirimos alguma doença que tem relação com a má alimentação, como, por exemplo, hipertensão, isso pode desencadear um infarto ou um AVC, decorrente do excesso de sódio em nosso organismo.

Manter uma dieta saudável, praticar exercícios físicos, é o modo de prevenção mais recomendado para evitar patologias indesejadas e se manter bem ao longo dos anos.

PENSE NISSO!

Dia Mundial do Coração

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Para termos uma vida plena, precisamos saber e dar à importância necessária que nosso coração merece, como cuidar dele e como promover a sua saúde. O coração é responsável por bombear o sangue oxigenado para todo corpo, trazendo todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do nosso corpo.
Quando não cuidamos bem do nosso coração, podemos desencadear diversas doenças prejudicais a saúde e muitas vezes podendo não ser reversíveis.

Doenças que mais matam:

  • Infarto agudo do miocárdio;
  • Doença vascular periférica (deposito de gordura com obstrução das artérias);
  • Acidente vascular cerebral;
  • Morte súbita;
  • Arritmias cardíacas;

Para uma boa prevenção de doenças cardíacas, podemos adotar alguns hábitos e tomar algumas medidas como:

  • Controlar o colesterol;
  • Prevenir e controlar diabetes;
  • Prevenir e controlar a hipertensão;
  • Não fumar;
  • Ingerir pouca quantidade de álcool;
  • Manter um peso saudável;
  • Praticar exercícios físicos regularmente;
  • Adotar uma dieta saudável;

Existem alguns sintomas que podem mostrar que as coisas não estão indo muito bem com o nosso coração, aqui vão alguns exemplos : falta de ar no repouso ou no esforço, dor no peito devido a má circulação sanguínea no local, cansaço fácil, desmaio, palpitações ou taquicardia (batimento acelerado), tosse seca persistente, pressão alta, cor azulada nas pontas dos dedos ou unha, tonturas, impotência sexual e inchaço nos tornozelos.