01 de maio – Dia do Trabalho

Flat Labour Day Banners 2

Trabalho é um conjunto de atividades realizadas, é o esforço feito por indivíduos, com o objetivo de atingir uma meta. O trabalho também pode ser abordado de diversas maneiras e com enfoque em várias áreas, como na economia, na física, na filosofia, a evolução do trabalho na história, etc. O dia internacional do trabalhador é celebrado no dia 1 de Maio.

O trabalho também possibilita ao homem concretizar seus sonhos, atingir suas metas e objetivos de vida, além de ser uma forma de expressão. É o trabalho que faz com que o indivíduo demonstre ações, iniciativas, desenvolva habilidades, atualize, amplie seus conhecimentos através de sua formação. O trabalho faz com que o homem aprenda a conviver com outras pessoas, com as diferenças, a não ser egoísta e pensar na empresa, não apenas em si, é um aprendizado e uma evolução continua.

A diferença entre o trabalho e o emprego, é que o trabalho é uma tarefa que não necessariamente confere ao trabalhador uma recompensa financeira. O emprego é um cargo de um indivíduo em uma empresa ou instituição, onde o seu trabalho (físico o mental) é devidamente remunerado.

Este conceito vem mudando e adequando com o passar do tempo, haja visto que a etimologia da palavra que tem sua origem, segundo dicionário etimológico:

A palavra trabalho vem do latim tripalium, termo formado pela junção dos elementos tri, que significa “três”, e palum, que quer dizer “madeira”.

Tripalium era o nome de um instrumento de tortura constituído de três estacas de madeira bastante afiadas e que era comum em tempos remotos na região europeia.

Desse modo, originalmente, “trabalhar” significava “ser torturado”.

No sentido original, os escravos e os pobres que não podiam pagar os impostos eram os que sofriam as torturas no tripalium. Assim, quem “trabalhava”, naquele tempo, eram as pessoas destituídas de posses.

A ideia de trabalhar como ser torturado passou a dar entendimento não só ao fato de tortura em si, mas também, por extensão, às atividades físicas produtivas realizadas pelos trabalhadores em geral: camponeses, artesãos, agricultores, pedreiros etc.

A partir do latim, o termo passou para o francês travailler, que significa “sentir dor” ou “sofrer”. Com o passar do tempo, o sentido da palavra passou a significar “fazer uma atividade exaustiva” ou “fazer uma atividade difícil, dura”.

Só no século XIV começou a ter o sentido genérico que hoje lhe atribuímos, qual seja, o de “aplicação das forças e faculdades (talentos, habilidades) humanas para alcançar um determinado fim”.

Com a especialização das atividades humanas, imposta pela evolução cultural (especialmente a Revolução Industrial) da humanidade, a palavra trabalho tem hoje uma série de diferentes significados, de tal modo que o verbete, no Dicionário do “Aurélio”, lhe dedica vinte acepções básicas e diversas expressões idiomáticas.

Além do conhecimento nas atividades que se pratica, se faz necessário inserir na rotina hábitos saudáveis para tornar as atividades mais agradáveis e com melhor resultado, segue algumas dicas:

1- Procure ter bons pensamentos e sorria sempre que possível.

2- Faça uma alimentação nutritiva e saudável, se possível a cada três horas.

3- Beba no mínimo dois litros de água por dia.

4- Mantenha uma postura correta: suas coxas devem estar paralelas ao chão e os pés apoiados. Mantenha a coluna ereta, de preferência apoiada no encosto, que deve ser ajustado de acordo com sua necessidade. A tela do computador deve estar na altura dos olhos, evitando, assim, sobrecarregar o pescoço e a coluna. Se o seu trabalho demanda que permaneça muitas horas em pé, não se esqueça de se movimentar, para não sobrecarregar sempre a mesma região.

5- Foco! Defina melhor suas prioridades e organize seu tempo para não deixar nenhuma atividade cair no campo da urgência, pois isso pode causar ansiedade e prejudicar seu bem-estar no trabalho.

6- Relaxe! Faça alongamentos ao longo do dia! Pernas, braços, mãos, região cervical.

7- Se você trabalha olhando muito para a tela do computador, lembre-se de descansar a visão a cada uma hora, fechando os olhos, olhando para o horizonte e hidratando-os.

8- Seja gentil! Cultive um bom relacionamento com seus colegas. Cumprimente a todos ao chegar ou sair, agradeça os favores que receber, ajude o outro sempre que puder. Não se envolva em intrigas ou fofocas, elogie com sinceridade.

9- Se você trabalha em um ambiente competitivo, não veja o seu colega como um inimigo: lembre-se que todos estão no mesmo time, e uma equipe em harmonia alcança mais facilmente seus objetivos.

10- Evite levar os problemas ou assuntos de casa para o trabalho e vice-versa.

Encontre um trabalho que você goste! E se este que você está neste momento, não é exatamente o que você almejou, desenvolva-o com responsabilidade! Este ato fará com que você encontre e encare melhor novos objetivos!

Fontes:
https://www.significados.com.br/trabalho/
http://www.levepravida.com.br/bem-estar/10-dicas-bem-estar-no-trabalho
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_trabalhador_vida_promocao_saude.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *