SONO – Revigore-se diariamente!

 

sono

Não deixe de obter sua dose diária de saúde enquanto está dormindo, leia aqui:

Após um dia de muita atividade, que exige de nosso corpo e mente muita energia e disposição para realizá-las, nada como um boa noite de sono para descansar e renovar as energias para o dia seguinte.

Um boa noite de sono nos proporciona qualidade e vida, dormir bem ajuda a fortalecer a capacidade do organismo para combater infecções, a manter-se saudável, pois durante o sono o corpo produz proteínas extras que ajudam o sistema imune a ficar mais forte, principalmente em situação de estresse.

Quando não temos a oportunidade de descansar adequadamente, no dia seguinte temos mais facilidade para nos irritar, sentir cansaço, sono e por consequência o dia é produtivo, além dos impactos na saúde que podem ser desde alteração na pressão arterial, ansiedade e falhas na memória, dentre outros.

Há situações na vida que nos impedem de ter o descanso necessário e fogem ao nosso controle, mas nas demais, podemos melhorar as condições do ambiente e os nossos hábitos para dormir melhor passando por todas as etapas do sono, incluindo a do sono REM* que é a mais profunda e reparadora.

Vamos anotar algumas sugestões para melhorar o sono?

  • Ouvir música suave e/ou mentalizar imagens agradáveis;
  • Estabelecer um horário para dormir e acordar e providencie para que o ambiente esteja escuro e sem sons;
  • Evitar pensar em assuntos do trabalho ou questões para resolver duas horas antes de dormir e procure ir para a cama somente quando estiver com sono;
  • Evitar alimentos gordurosos e indigestos, assim como bebida alcoólica ou cafeína antes de dormir;
  • Evitar exercícios físicos intensos até três horas antes de dormir, de preferência a exercícios de relaxamento/alongamento;
  • Evitar o uso de celulares, computadores ou notebooks ou televisão na hora de ir dormir;
  • Tomar banho morno antes de deitar ajuda a relaxar.
  • Manter o celular distante e sem luz.

Se você tem insônia com frequência, as dicas irão ajudar ao longo dos próximos dias, tenha paciência e seja persistente na busca da qualidade do sono que resultará em uma vida com mais qualidade, mas se perceber que ainda tem muita dificuldade para dormir bem, procure um especialista.

  • REM etapa do sono profundo, onde sonhamos e revigoramos nossas energias.

Texto: Gestão de Saúde Grupo Géia.

08 de agosto – Dia nacional do combate ao colesterol

 

Combate ao Colesterol

Colesterol, tenha com moderação!

Data instituída pelo governo em 2003, trata sobre os efeitos do aumento do Colesterol no sangue, a importância do controle da doença (Dislipidemia) e a melhor forma de fazer o tratamento.

Os dados da Organização Nacional de Saúde, apontam para um índice crescente de pessoas com colesterol alto, em 2012, o levantamento demonstrava que haviam 40% dos brasileiros com este diagnóstico, sendo que 17 milhões morrem todo ano no mundo devido a doenças do coração. No Brasil, especificamente, morrem 300 mil pessoas em decorrência de infartos e derrames.

O crescimento da população mundial e da industrialização dos alimentos para atender as necessidades do mundo moderno, vão na contramão da qualidade necessária para impedir que as condições que levam a esta situação crítica na saúde, fiquem sobre controle.

O colesterol é considerado um tipo de gordura (lipídio) produzido pelo nosso organismo e desempenha funções como: produção de hormônio de vitamina D, portanto, é fundamental para nosso organismo, contudo, como tudo na vida, o excesso é prejudicial, pois aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Temos dois tipos essenciais de colesterol, o LDL considerado ruim pois se acumula nas paredes das artérias provocando entupimento e o HDL, considerado o colesterol bom, pois tem a função “detergente”, ou seja, retira o excesso de colesterol das artérias impedindo o entupimento e formação de placa de gordura.

É necessário rever hábitos alimentares e de rotina diária para mudar esta realidade:

Procure manter uma alimentação saudável rica em frutas, legumes, verduras, grãos e cereais e ingerir água e sucos naturais, alimentos integrais em geral como: aveia, arroz, farelo de trigo, cevada, salmão, atum, carnes magras.

Outro grupo de alimentos tão importante quanto, são: Legumes/Verduras: cenoura, quiabo, aipo, couve, mandioca, ervilha, escarola, Oleoginosas: Castanha, nozes e amêndoas, azeite de oliva, Frutas vermelhas como: morango, acerola, goiaba, mamão.

Busque inserir os alimentos saudáveis no seu dia a dia, diminua sensivelmente os alimentos gordurosos e industrializados.

Cuide-se, esta é uma doença silenciosa e de evolução contínua, o corpo recebe o que você ingere diariamente, se nossos hábitos alimentares não são saudáveis, com o tempo os efeitos negativos no organismo são percebidos, após esta etapa, resta-nos o tratamento com medicamentos contínuos para diminuir os impactos na saúde.

Diga não ao sedentarismo e pratique atividade física; se fumante, abandone o cigarro e sempre faça consultas preventivas periodicamente;

Texto: Gestão de Saúde do Grupo Géia.